quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dicas de como limpar a piscina para enfrentar o calor



Tem piscina em casa e não sabe quais são os cuidados periódicos a se fazer? Conheça os principais cuidados para conservar sua piscina por mais tempo.
Para quem tem piscina em casa, a temporada de férias pode durar o ano inteiro. Porém, para aproveitar a piscina com 100% de saúde e diversão, é preciso ficar atento a alguns cuidados simples e rápidos de serem executados.
A principal preocupação é a qualidade da água e como mantê-la limpa por mais tempo, afinal, há pouquíssimo tempo várias cidade e estados passaram por períodos de racionamento hídrico. Logo, pelo bem do planeta, não dá para desperdiçar água, e, para isso, os cuidados com a piscina devem ser levados a sério e cumpridos à risca.



Vamos conhecê-los?

1. Itens de limpeza
Falando em cuidados com piscina, pensamos rapidamente em limpeza. Para garantir uma piscina bonita, tenha em mãos:
– Aspirador e mangueira: para retirar folhas e qualquer outro objeto maior da piscina;– Escova: para limpar azulejos e rejuntes;– Peneira: geralmente usada para retirar folhas e pequenos objeto caídos;– Cloro: O cloro é o item mais associado a piscina, mas o uso descontrolado da substância pode acarretar vários problemas. Fique atento, pois, mesmo sendo esse item é o que deixa a água livre de bactérias e algas, seu uso indiscriminado deve ser evitado ao máximo.

2. Água sempre cristalina
Ninguém gosta de entrar em uma piscina suja, certo? Então para deixar a aparência da sua piscina sempre convidativa, é preciso apostar em uma água cristalina e fresca. Para isso, você pode cuidar do PH da água. O ideal, de acordo com especialistas da área, é que o PH da piscina esteja sempre entre 7.2 e 7.6, nem abaixo e nem acima disso.
Existem diversos kit teste para analisar o PH da água com um recipiente plástico para coleta da amostra de água. O recipiente tem dois espaços, um para a água da piscina a ser testada e o outro para os reagentes químicos necessários para a análise.



Encontra-se dois tipos de reagentes para piscina, o Fenol e o Ortotolidina. Os dois são responsáveis pela água permanecer sempre clara, mesmo com chuvas e vários banhos de piscina seguidos.
No entanto, não ache que apenas deixando a água com aparência de limpa está tudo certo. A água deve estar verdadeiramente limpa, pois as bactérias transmissoras de doenças como hepatite, otite, micoses e cóleras – entre outras – podem se proliferar no local.

Além desses reagentes, é preciso usar de outros itens e medições para manter a piscina sempre em dia
– Cloro: usado para desinfetar a água e mantê-la sem bactérias. Faça a checagem do pH duas vezes durante a semana, assim como os níveis de cloro.– Dureza: A dureza da água diz respeito aos níveis de cálcio presentes na piscina. Se a piscina tiver muito cálcio, a água pode se tornar corrosiva. Verifique a dureza da água ao menos duas vezes em cada estação durante o ano.– Acido Cianurico: Esse químico serve para proteger o cloro dos raios ultravioletas, com ele a preocupação é menor, precisa de checagem duas vezes por estação do ano.– Sólidos: Geralmente dissolve-se alguns sólidos na água, como sais orgânicos – cálcio, magnésio, potássio, sódio, bicarbonatos, sulfatos e cloretos. Todos os sólidos dissolvidos na água devem ser analisados rigorosamente uma vez na semana. Se a piscina não for tão usada, pode-se chegar uma vez por mês.

A quantidade ideal desses outros itens na água é:
– Alcalinidade total: 80 – 120 ppm;
– Cloro: 1.0 – 2.0 ppm;
– Ácido cianúrico: 40 – 80 ppm;
– Dureza: 180 – 220 ppm ou entre 200 – 400, dependendo do tamanho da piscina;
– Total de sólidos dissolvidos: menos de 5000 ppm.

3. Filtro
Necessário em qualquer piscina, o filtro impede que as impurezas apareçam e permaneçam no local. Como toda a agua passa por ele, ele precisa estar limpo também. O filtro possui prazo de validade e deve ser trocado periodicamente, existem diversos tipos de filtros, portanto verifique o mais adequado a sua família antes da utilização.

– Filtros de areia: pode ser de metal, fibra de vidro ou concreto. É chamado assim, pois usam uma camada sólida de areia para filtrar a água e prender os detritos. A areia do filtro deve ser trocada a cada cinco anos.– Filtro de cartucho: A filtragem acontece devido a uma superfície fina que prende detritos. As impurezas ficam detidas e a retirada deve ser manual. A vantagem desse modelo em comparação ao modelo anterior é a maior possibilidade de filtragem, o que facilita a manutenção e reduz possibilidade de entupimentos. A troca do cartucho deve ser completa e deve ocorrer de três em três anos.– Filtros de terra diatomácea: Esse tipo de filtro contém materiais porosos para filtrar as impurezas. A instalação é simples d a troca deve ser feita duas vezes ao ano.

4. Manutenção do ambiente
Não adianta limpar apenas a água de piscina, é preciso que todo o ambiente ao redor seja conservado também. Cuide para que o piso ao redor não esteja sujo, verifique a piscina após uma chuva, pois objetos podem ter sido levados para dentro da piscina ou até deixado o piso cheio de areia e terra que podem ser levados facilmente pelo vento e ação da chuva.



5. Manutenção periódica
Antes de deixar a família aproveitar o verão, faça uma manutenção na piscina. Verifique possíveis vazamentos, rachaduras em azulejos ou pisos e até o risco de alguma condução de eletricidade.
Evite acidentes para que o período de diversão não se transforme em problemas e chame um profissional para analisar a piscina com mais atenção pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: ImóvelWeb

______________________________________________________________

Na Alfenas Imóveis você tem assessoria de uma equipe especializada e que traz soluções e orientações sobre suas demandas imobiliárias. Conte com quem tem 45 anos de experiência no mercado imobiliário!

Av. José Faria da Rocha, 6166 - Eldorado - Contagem/MG - (31) 3395-1611

f: @alfenasimoveisltda
WWW.ALFENASIMOVEIS.COM.BR

5 pergunta que você precisa fazer para você mesmo antes de comprar um imóvel

Quer comprar a casa própria? É melhor responder a estas 5 perguntas antes... Muitas vezes pensamos se o momento de dar o passo em dire...